terça-feira, agosto 12, 2008

o volume que as pessoas falam.





falo mais baixo do que alto. acho que se eu tivesse um botão de volume visível no pescoço, ele estaria marcando 3. isso, é claro, quando o 10 é o máximo. mas existem pessoas que falam mais alto. minha irmã costuma falar no volume 7. meu pai, dependendo do barulho ambiente fala no volume 8 e meio. e tudo bem, cada um com o seu volume. o que eu acho engraçado e curioso, ao mesmo tempo, é a modulação de volume. e que caráio eu quero dizer com isso? bom, a modulação de volume é o poder que uma pessoa tem de regular o seu volume de repente. explico. você está num bar com o seu amigo e vocês estão falando no volume 6, e de repente entra a gisele bündchen ou a sua similar no meio das mortais. e ela senta na mesa quase ao lado. o que você faz? você olha, é claro. mas, se a gisele, por algum motivo inexplicável estiver com um decote relativamente grande-- um peito da giselle quase escapando. você com certeza vai comentar com o seu amigo. agora, poucas pessoas conseguem modular a voz assim, no susto. sair de um volume 6 quase 7 para um volume 2, 3-- para a gisele não escutar você comentando sobre o quase peito dela de fora. vejo muito isso. não o peito da gisele. mas pessoas que não conseguem modular a voz no susto. aqui no trabalho, recentemente estava num almoço-- quando um fera da mesa ao lado comentou da fartura das pernas da garçonete. mas o cara-- que até então falava sobre o benfica aos berros, fez o comentário, também aos berros. ou quase aos berros. ele desceu do volume 10 para o 9. como se aquele volume estivesse ok. a garçonete ficou meio vermelha e o pai dela que estava atrás do balcão com vontade de limpar a garganta dentro do prato dele. e com toda a razão. apesar da fartura das coxas da filha dele, o comentário poderia ter sido feito de maneira mais reservada. e aqui em portugal tem muito disso. as tascas. os restaurantes portugueses mais típicos são pequenos, aconchegantes. e aí, meu amigo, se você é desses que ainda não aprendeu a modular a voz no susto-- ou periga leva uma muqueta de um namorado com um déficit de humor ou um tapa de uma menina não tão liberal. falo mais baixo do que alto.

Nenhum comentário: