terça-feira, setembro 02, 2008

o patek phillipe e a eastpak. o primeiro custa 2.000 vezes mais caro do que o segundo. mas a estratégia é a mesma.




patek phillipe é aquela marca de relógios que custam uma fortuna. o preço de um carro popular. as vezes mais. eastpak é a marca que faz aquelas mochilas que são todas meio parecidas e que não custam uma fortuna. mas as duas marcas fazem o mesmo marketing. idêntico: "essa porra vai durar para sempre." a patek phillipe tem sempre a foto de um pai abraçado com um filho, ou olhando para o filho, ou pegando sol com o filho, ou fazendo qualquer pourra com o filho-- e essa cena é sempre acompanhada pela frase: "você não compra um relógio caro desses meu amigo, você simplesmente toma conta dele para a próxima geração." a eastpak é mais direta. mas a idéia é a mesma. as fotos das campanhas da eastpak são sempre uma caveira com a mochila inteira nas costas ou um morto-vivo que trabalhou no video clipe 'thriller' do michael jackson-- com uma mochila nas costas. ou seja, essa porra dura para sempre. a mesma mensagem. e funciona. é, eu não tenho um patek phillipe. mas tenho uma eastpak. só saber que eu nunca mais vou precisar comprar outra mochila já é um alívio. quem sabe assim eu não enconomizo e em 70 anos junto o suficiente para comprar o patek phillipe e tomo conta dele para a próxima geração.

Nenhum comentário: