quinta-feira, julho 31, 2008

filmes que eu nunca vi, mas finjo que vi.


existe uma lista de filmes que eu nunca vi. mas que eu finjo que sim-- que eu um dia estava numa sala de cinema de frente para uma tela em que o tal estava passando. não é um defeito grave de caráter. pelo menos eu acho que não. eu explico. vai que faz algum sentido e você me entende. existem ciclos de filmes. cada quinta ou mesmo sexta-feira, começa uma série de filmes num cinema perto de você. muitas vezes no verão e no final do ano, o número de estréias aumenta consideravelmente. digamos que você assista um por semana. o que já é um ritmo impressionante. ainda restam alguns. ok, eu sei também que tem muita bosta por aí. mas vai que no mesmo fim de semana estréia o "iron man" e logo no seguinte, "indiana jones". dois filmes que todo mundo esperou alguns anos para ver e agora é aquela coisa, convencer a mulher ou a namorada a ir assistir um filme com mais explosões do que diálogos. convencer que o tal filme com o carinha de "grey's anatomy" é bem mais ou menos-- apesar de saber que ela, a sua namorada vai gostar muito mais da comédia romântica. ok, aí você assistiu um dos dois filmes, e sobra um. no fim de semana seguinte você teve um compromisso sexta e sábado e no domingo você estava cansado. não se esqueça, tem mais uma leva de filmes te esperando no cinema. aí no fim de semana seguinte você decide que é hora de voltar ao cinema. mas aí tem um problema, além dos filmes da semana anterior e do "indiana jones", tem agora mais uma caráiada de lançamentos com poster gigantes e nas melhores salas. o indiana jones, por exemplo já não esta na sala grande e talvez não tenha todas as sessões. aí você soma os filmes mais complicados de encontrar num cinema, os tais filmes alternativos. que ou você vai assistir num lugar um pouco mais distante e que tem apenas uma sala ou vai ter que alugar numa locadora com horários estranhos. e o tempo vai passando. você vai perdendo mais filmes. os filmes que você sempre quis ver mas não conseguiu ficam numa pilha num canto remoto da sua cabeça. e quando você vê, a lista é quase impossível de ser domada. um filme tem, pelo menos duas horas. alguns um pouco menos. e muitos desses "raros", independentes, mais do que duas. aí meu amigo, você precisa de tempo. e o tempo, como você sabe, é um pouco raro. aí, a única coisa que resta é mentir. até para não quebrar o ritmo de uma conversa. não para parecer que você é culto e fucking fuckers. o importante é mentir com sinceridade. nunca tentar elaborar numa teoria sobre um filme que você leu em algum lugar se você não assistiu o mesmo. nunca cagar regra sobre um filme desses. o que eu faço é balançar a cabeça levemente quando uma conversa de bar surge sobre filmes como "elephant" do gus van sant. todos os do piratas do caribe. até mesmo o "cinema paradiso". o indiana jones novo também. a lista é gigante. e por aí vai. filmes que meio mundo viu, e para eu não ter que passar o resto da noite e sete chopps tentando explicar como eu não vi cinema paradiso, eu simplesmente balanço a cabeça e finjo, ok, minto que eu vi o filme.

Nenhum comentário: