quinta-feira, julho 17, 2008

ciclos e a camisa xadrez.



quando eu morava no rio comprava muitas roupas na richard's. a richard's sempre teve aquele tipo de roupa "safe". safe do inglês "segura/sem dramas/sem inovações/bem mais ou menos/em cima do muro." roupas que combinam com tudo. não tem nenhuma cor gritante. nada que possa foder a cabeça do cara na hora de se vestir. é tudo uma mistureba de cores pastéis com estampas meio neutras também. o que não é ruim. homem, diferente da mulher, não tem muita noção do que combina com o que. a invenção do terno que está aí desde sei lá quando, é a maior prova disso. o homem coloca o terno, o smoking, e a mulher tem seis zigalhões de opções. pode se dizer que o homem, por natureza quer-- e precisa descomplicar o esquema na hora de se vestir. bom, mas voltando ao assunto,  foi na richard's que comprei uma camisa social xadrez. uma mistura de bege bem claro, branco, cinza e azul. mas o detalhe importante, comprei a camisa em 1992. dezesseis anos atrás. de lá para cá, a mesma camisa foi comigo para uma temporada de quase cinco anos nos estados unidos. depois mais oito anos em são paulo. e já está comigo aqui em lisboa um ano e tal. tenho certeza-- que nesses dezesseis anos da existência dela, a tal camisa se encontrou fora de moda e socada no fundo do armário. teve uma época, sei lá, uns 6 anos atrás que uma camisa xadrez era motivo de uma mulher olhar para você e sentir umas tonteiras. mas volta e meia ela voltava. digo isso porque tenho fotos e  pedaços de memória-- de ter usado esta camisa em diferentes épocas nesses últimos dezesseis anos. uma camisa xadrez, vale ressaltar. usei ela novamente semana passada. e o mais engraçado. ou curioso. foi que, ao passar por uma vitrine de uma loja zambers da moda aqui em lisboa, encontrei uma camisa quase igual. parecida, que seguia os mesmos traços. cheguei a uma conclusão que pode ou não ser óbvia. mas pourra, a moda é cíclica! uma hora ou outra, as coisas voltam. volta o casio g-shock, por exemplo. que hoje é moda. volta o tênis vans quadriculado preto e branco. volta até uma camisa xadrez de 1992 com cores pastéis da richard's comprada no barra shopping.
 meu amigo, doe para aquela instituição de caridade aquela roupa que você tem certeza que nada salva. mas algumas, segura. dê uma segunda, uma terceira e quarta chance para ela. vai que a moda volta. vai que.

Um comentário:

Emilia disse...

É verdade, a moda é cíclica. FIca bem claro que vc é homem porque demorou bastante para descobrir (risos).
Por exemplo, eu uso hj roupas que a minha comprou há uns 30 anos, pelo menos (as boas, né? linho, coisa fina...), bem como uma blusa pouco usada que eu comprei quando ainda era adolescente (isso faz tempo, também).
Fora o xale da minha avó (sou do tipo que usa xale).
a moda é cíclica mesmo, e moda desse tipo de loja então...