terça-feira, março 04, 2008

o sr. ramiro e o figado de aves com maçãs.

ainda vou escrever sobre o farta brutos com detalhes no guia fucking fuckers. e com toda a razão. o farta brutos periga ser um dos melhores restaurantes que eu queria ter conhecido antes. é impressionante. a comida, como nome diz, é farta. o sabor também. os elogios também. é cheio de tambéns. bom, mas como já disse, quando der, vou escrever com calma sobre os pratos, o atendimento e como chegar lá no guia fucking fuckers. mas aqui vou falar do sr. ramiro. figuraça. metade sócio. metade garçom do lugar. o sr. ramiro se comporta como se tivesse numa festa de casamento. depois de um só copo de pró seco. alegre, simpático e cheio de sugestões. o sr. ramiro é daquelas pessoas que fazem um lugar valer. é claro que quem vai ao restaurante farta bruto-- vai atrás da comida. mas o sr. ramiro é uma figura ímpar. primeiro oferece um vinho do porto de entrada. depois a entrada. sempre com exatidão. depois espera você decidir o prato. e, assim que você pede o prato, ele vibra com você. praticamente solta um abraço como quem diz: "rapaz, que escolha boa, queria eu, estar aí sentado no seu lugar para comer este prato." bom, e aí tem o prato. no caso do farta brutos, descobri um prato fantástico: fígado de aves com maçãs. o nome é estranho. as memórias de fígado que toda pessoa tem-- periga ser ruim. quase com certeza, é. eu, particularmente sempre fui meio traumatizado com fígado. mas assim que entrei no farta-brutos e larguei meus olhos no cardápio, acidentalmente cai sobre o fígado de aves com maçãs. a primeira reação foi pular para a linha de baixo e escolher outro prato. mas aí eu olhei para o sr. ramiro, o sorriso na cara dele quando viu que eu estava com o dedo sobre o fígado de aves com maçãs. pensei dois segundos e pimba: "sr. ramiro, uma porção de fígado de aves com maçãs, por favor." sensacional. já fui lá umas 4 vezes, talvez cinco desde então. nunca mais peguei um cardápio. sr. ramiro me vê entrar e grita para a cozinha: "fígado com aves com maçãs." o sabor é raro. meio forte. mas as maçãs caramelizadas dão uma aliviada. não me entenda errado. é muito bom. é só atropelar a primeira reação que você carrega da infância e partir para cima. se você chegar a lisboa com pouco tempo, visite o farta-brutos. procure o sr. ramiro. peça fígado com aves e depois, deixe um comentário aqui. vai que você experimenta outra coisa. vai que o sr. ramiro indica outro prato. nunca se sabe.

4 comentários:

Emilia disse...

Ai que vontade que deu de ir ao farta-brutos!!! pena que estou tão longe...
Eric, leio todas as terças e quintas seu blog. É muito legal. Está virando um hábito saudável: boas risadas pelo menos duas vezes por semana. abraços do brasil

jorgemeinhardt disse...

Moro em Iowa e vc sabe como é ruim a comida por aqui. Tá louco, esse prato deve ser bom demais, vou pegar um avião em Chicago para Lisboa só pra ir nesse restaurante!
Grande abraço,
Jorge

Anônimo disse...

Olá Erick. O meu nome é fernando silva ,e sou um dos 4 filhos do Sr: Ramiro do Farta_Brutos. Foi com muito gosto e orgulho que mi este comentário tao aprazivel sobre o restaurante do meu pai,e sobre o atendimento do próprio. É engraçado como reconheço facilmente e visualizo a figura frágil do meu pai dentro desse contexto,poque de facto ele é assim. Pessoa Que vive apaixonada pela hotelaria e pelo seu restaurante que nao troca nem por férias,daí o resultado daquele pitoresco e muito agradavel restaurante de nome O Farta-Brutos. Gostaria tambem de lhe informar que o meu pai ja leu esse mesmo comentário e ficou muito contente e também orgulhoso do mesmo. eu nao Conhecia o seu blog,mas irei passar a ser frequentador assíduo. Um muito obrigado e um até breve.
Fernando Silva

Anônimo disse...

Bem, o nome do restaurante só pode ser uma ironia ao serviço! Sem dúvida o pior restaurante onde já entrei! 16 euros por uma dose de "micro - pataniscas" fritas em óleo queimado! Uma malga de arroz de tomate frio para 4 pessoas! Parecia comida racionada! 2,50 euros por uma garrafa pequena de água, além de que foram cobradas mais das que vieram para a mesa! As sobremesas são colocadas em cima da mesa e as pessoas servem-se, pagando a módica quantia de 5 euros por mistelas sem o minimo de qualidade, mexidas e remexidas por todos os clientes que jantaram anteriormente. Ora bem, se por por brincadeira alguém resolve atirar alguma porcaria para dentro das terrinas de doces, imaginem o resultado! O próximo cliente sujeita-se a comer uma "cuspidela" do anterior! Ridiculo! Mesmo após reclamar o serviço o proprietário do espaço ignorava a situação dizendo "Pronto, deixe lá!" Ou quando acusamos o excesso de águas contabilizadas: "Mais água, menos água!" Sim claro, mas o certo é que não as retirou da conta! A ASAE vai lá buscar umas "luvas" ou simplesmente andam distraídos? Ahh, já me esquecia das entradas, o pão estava tão seco que nem dava para comer, ao menos podiam colocar um bocadinho na torradeira!