sexta-feira, março 21, 2008

o copo de vinho e o esquema do asterisco.

é fácil adquirir o hábito de tomar um copo de vinho durante as refeições em portugal. fácil por vários motivos. o preço para começar não é proibitivo. tem também aquela história de que faz bem para o coração. tem o frio que diminui com cada gole. e tem também a variedade. mas o que eu acho curioso, engraçado ou os dois é o momento que o garçom traz o copo até a mesa. ou melhor, que ele traz o copo vazio e a garrafa até a mesa. aí, ele serve um dedo de vinho. e fica esperando você cheirar, sacar a coloração, experimentar. e, como eu não entendo picas sobre vinhos, a situação é a sempre a mesa. ou eu aceno como quem diz que a gente pode pular aquele passo. ou eu finjo que caráio é que eu estou fazendo e tento fazer o ritual. em qualquer uma das duas opções, passo por um ignorante. primeiro porque quando digo que não quero fazer o esqueminha pareço um cara importante demais para seguir o esqueminha. é como se eu estivesse acima das convenções do universo. e segundo, porque quando eu resolvo seguir o tal ritual por mera educação, perigo não fazer na ordem certa, pular um passo. enfim, as chances são grandes de fazer um papel de idiota. por isso, eu tenho uma sugestão. acho que todo cardápio de restaurante deveria ter alguns copos de vinho com asterisco ao lado. aqueles copos você vai pedir, é o que o asterisco indica é que eles, aqueles vinhos do copo não precisam passar pelo ritual. é um acordo silencioso. ao pedir um dos vinhos com a pequena estrelinha ao lado, o restaurante, o garçom e você estão de acordo que o copo de vinho será independente. independente de cheiradas, balançadas, comentários e bochechos. os copos de vinho do asterisco. para pessoas como eu, que não entendem picas, mas gostam, apreciam um copo de vinho transbordando quando está frio para cacete, como hoje, por exemplo.

Um comentário:

Unknown disse...

Restaurante fino esse! Naquele onde vou vem o copo vazio e despejam lá para dentro até encher.
Ao menos prove para ver se não está a saber a vinagre. E alegre-se! Assim sempre pode beber mais um pouco de vinho...