quinta-feira, maio 01, 2008

risoto. como fazer um. ou como marcar pontos preciosos com a patroa.

descobri esses dias como se faz risoto. não é complicado. é relativamente fácil. aprendi no verso do saquinho. e como estava escrito em italiano, das duas uma: ou é uma bela receita dos caras quem inventaram o prato, ou eu errei a tradução simultânea e improvisei o resultado final. mas eu recomendo. tem funcionado desde então. compre arroz de risoto. tenha em casa uma garrafa decente de azeite. uns três potinhos daqueles com alguma erva como alecrim, orégano, páprica e smilares e um copo não muito cheio de vinho branco. e mais uns ingredientes que vão aparecer no passo a passo aí embaixo. bom, vou tentar aqui em pouquíssimos passos ensinar como eu aprendi. e como tenho feito a bagaça, porque tem funcionado.
- esquente um frigideira daquelas quase fundas. adicione um pouco de azeite.
- coloque o arroz de risoto espalhado para se assegurar cada um deles esteja em contato com o calor e o azeite.
- depois de um tempinho, minutos, mais do que 1, menos do que 4. você vai sacar quando é hora, os grãos estão levemente 'bronzeados'.
- agora adicione um pouco de água. o arroz vai inchar.
- espere um pouco da água evaporar, adicione o copo de vinho branco.
- enquanto está rolando esse processo, pegue uma tábua de cortar e experimente misturar uma porção de coisas que você gosta. ex.: linguiça, pimenta preta, lascas de tâmaras, uma colher de azeite, pistache. sei lá, improvisa. e misture tudo com uma colher numa cumbuca. algum prato fundo.
- o risoto está quase pronto? ainda está meio duro. adicione um pouco de água. mas só um pouco.
- segundos depois, adicione essa mistureba que você fez. com um certo carinho, misture o risoto com os ingrediente que você colocou e abaixe o fogo.
- um pouco mais de pimenta preta. uma pitada de sal.
- experimente da panela mesmo? está bom? ok, uma colher de manteiga. mas daquelas manteigas gordas. coloque ela bem ao centro. e para finalizar, uma três lascas de um queijo não tão forte. a linguiça já tem um sabor meio empolgado., misture bem devagar. uma, duas vezes.
- jogue uma pitada de alecrim por cima. e pronto.


acho que vai dar certo. se você estava fazendo uma busca na internet por uma receita de risoto e caiu aqui, meio que por acidente, vai por mim, acho que você vai repetir. se você lê esse blog com uma certa frequência, vai que você também tinha uma curiosidade de como fazer a bagaça. eu não tinha a menor idéia de como se fazia um risoto. e taí um bom prato para você marcar pontos preciosos em casa.

Um comentário:

Unknown disse...

Bomm dia, eu estava procurando um meio de fazer risoto já q nunca fiz, adoreiiiii ler uma receita escrita dessa forma por um homem, MEUS PARABENS, vou indicar pro meu namorado ler e aprender fazer pra mim, pq explicado por um cara do jeito q ele fala, vai entender mto mais rapido rsrsrsrsrs

Obrigada pelas dicas, e PARABENS pela iniciativa

Priscila