terça-feira, janeiro 24, 2006

a maior invenção de todos os tempos.

não, não foi a roda. não foi o automóvel, o aparelho de raio-x, o antibiótico, o computador, porra nenhuma. a maior invenção de todos os tempos é/foi o ar-condicionado. é, o ar-condicionado. meu amigo, com o aquecimento global, as calotas polares indo pro caralho-- tudo que nos resta é o ar-condicionado. se, por algum motivo, um ladrão entrasse numas de levar o meu ar-condicionado, eu ofereceria as chaves do meu carro, um rim e um naco do meu fígado, sem pensar duas vezes . sem sacanagem, existe coisa melhor do que entrar num quarto domado pelo ar gelado? existe coisa melhor do que mandar o calor tomar no cu? existe coisa melhor do que escutar o barulhinho do ar-condicionado enquanto as minhoquinhas do seu cérebro se deitam para dormir? não. fico imaginando como deveria ser a vida antes da invenção do ar-condicionado. o que as pessoas faziam? colocavam cubos de gelo nos bolsos? trabalhavam debaixo d'água com garrafa de oxigênio? é impossível imaginar um sujeito vestindo uma calça jeans e uma camisa de botões num prédio fechado sem ar-condicionado bombando. aqui, no prédio que eu trabalho, basta a temperatura cair meio grau para rolar pancadaria. dois carinhas da manutenção do prédio já foram presos como reféns até que resolvessem o problema. reza a lenda que o inventor do ar-condicionado se chama "carrier". ou pelo menos esse é o sobrenome do homem. do gênio. da lenda. acho que por exemplo, prêmios como o "nobel" deveriam mudar de nome para "carrier". todo país tropical deveria ter uma estátua desse sujeito em praça pública. as escolas deveriam ter livros, aulas, teses, mestrados em sua homenagem. para você ter uma idéia de como ele é importante, aposto que você não consegue passar uma noite sem ar-condicionado. vai lá, tenta. duvido. a maior invenção de todos os tempos. hoje, quando acordei e me vi lá, encolhido na cama com friozinho, comecei a pensar nisso. e foi, a caminho do trabalho quando me deparei com um termômetro marcando 38º, que cheguei a conclusão da magnitude dessa invenção. aumentei o ar do carro e limpei as lágrimas de emoção do rosto.

Nenhum comentário: