quarta-feira, junho 22, 2005

mesas comunitárias é coisa de mané

mesa comunitária é coisa de fêla da puta. é coisa de mané. pra quem não sabe do que se trata. mesa comunitária é uma mesa grande e longa que alguns restaurantes têm. é a mesa da mãe joana. não tem dono. não tem reserva. você marca de almoçar com um amigo e passa o almoço roçando o cotovelo com um mané que você não conhece. tem um desses aqui no prédio que eu trabalho. puta coisa escrota. o restaurante quer dar uma de muderno e colocou uma mesa que atravessa o restaurante de ponta a ponta. é como se fosse uma grande família. todos juntos (apesar de não se conhecer) comendo, lado a lado. quando acontece de ter que sentar numa mesa comunitária, tenho que sussurar bem baixinho para não entrar na conversa dos outros. mesa comunitária é uma bosta. cabem umas vinte pessoas. é igual almoçar num vagão do metrô em movimento na hora do rush. é como comer numa mesa daquelas de filme italiano antigo. sabe? aquelas com uma tiazona na ponta com doze filhos, 32 netos e 76 bisnetos. pior do que comer numa mesa dessas é pedir a conta. você pede a conta e o garçom fica olhando para você como se estivesse solucionando uma equação de segundo grau na cabeça. ele não sabe qual é a sua conta. quem está com você. se você tocou o couvert. é, porque se você está roçando o joelho com uma mulher que está ao seu lado, porque não pagar também pelo salmão e a saladinha dela? pode notar. peça a conta e depois fique observando o garçom. ele fica rebuscando na cabeça o que você comeu. mesa comunitária não tem número. é no chute. nunca mais vou comer numa mesa comunitária. caráio. você volta do almoço sem certeza do que conversou. da proxima vez que eu sentar numa mesa dessas não vou dar uma de mané não. vou deixar só 1% de gorjeta. talvez meno. é o equivalente da minha parte na mesa comunitária. 10%, eu só deixo se a mesa for minha. e de mais ninguém.

Nenhum comentário: