sexta-feira, fevereiro 29, 2008

o jazz e o improviso. uma teoria.

dia desses fui num clube de jazz. desses apertados em que as pessoas fingem que tem mais espaço que tem. acho que todo clube de jazz no mundo é assim. ajuda com o ar intimista da música e tal. um casal sentado em cima de outro casal. uma mulher que tropeça e pisa sobre o seu pé. pedir uma bebida nesse esquema então é complicado. você precisa desenvolver uma técnica de comunicação silenciosa com a garçonete ou o bartender. o cara ou a mulher precisa ler lábios ou/e entender o que você gesticula. ah se você entra numas de pedir um chopp ou uma bebida qualquer num tom um pouquinho mais alto. vai acabar estragando a concentração do fera que está improvisando no piano. e aí meu amigo, fodeu. os caras vão olhar atravessado para você, e o casal que até então estava balançando a cabeça em câmera lenta para um lado e para o outro, também. bom, mas vamos a teoria do clube de jazz. ou melhor, a teoria do improviso. fiquei prestando atenção e notei que os feras não sabem picas do que vão tocar até entrarem no palco. aí cada um começa a tocar, mas olhando meio de canto de olho para outro membro da banda como quem diz: "vai por mim fera, eu tô dedilhando aqui o piano, mas balancem a cabeça como se soubesse que pourra eu tô tocando." e aí os outros ficam ali balançando a cabeça, e de vez em quando invadem a música. de vez em quando improvisam também. com todo o respeito a quem gosta de jazz. mas eu acho tudo uma puta improvisação. você pode estar pensando: "mas é mesmo, é improvisado rapá, o jazz é isso." ok, ok. é improvisado. mas é improvisado demais. o que me leva a conclusão que para tocar jazz, o cara apenas precisa saber tocar o instrumento. não é necessário muito mais. depois é só balança a cabeça super cool no palco e e observar num tom meio blasê a galera socada nas mesinhas a frente. dia desses fui num clube de jazz.

Um comentário:

marcos disse...

po rapá, tu não imagina a ciência que há por traz do jazz. são dezenas de escalas, modos, acordes, progressões. é preciso ter muito conhecimento mesmo pra fazer isso!
abs