quarta-feira, julho 07, 2004

"veja bem dotô..."

de todas as frases e expressões, o "veja bem dotô" é das que eu mais gosto. é diferente do "veja bem..." muito usado quando vão te enrolar e te fuder bonito (muito usada em oficinas--"veja bem, com a mão de obra e as peças sai tudo por mil real!"). é. a adição da palavra "dotô" demonstra simpatia. o "veja bem dotô" é sensacional por vários motivos. primeiro, pela sonoridade. tem um som bacana quando é falada. e em segundo lugar, pela variedade de mnaneiras de usar ela. por exemplo, se eu vou a um barbeiro e quero explicar para o tiozinho como cortar o meu cabelo, eu posso muito bem usar essa expressão: "veja bem dotô, tira um pouco dos lados e atrás, mas não mexe no topete não." e ele, o barbeiro, também pode usar a mesma expressão para responder: "veja bem dotô, eu posso usar máquina 2 dos lados e depois aparar com a tesoura em cima!" quer ver outro lugar que a expressão cabe direitinho? o trânsito. o guarda te para e pede os documentos. minutos depois ele volta e diz: "veja bem dotô, está faltando o carimbo do comprovante do imposto da terceira via de veículos utilitários do departamento de estrada e rodagem!" e você pode simplesmente responder: "veja bem dotô, esse carimbo está no processo de sair, só está dependendo da greve do detran acabar..." e por aí vai. meu porteiro hoje mais cedo chegou pra mim e disse: "veja bem dotô, o jornal não chegou não, mas tem uma carta aqui para a senhora sua esposa." não importa como ela é usada. essa expressão é sempre interessante. quebra o ritmo da conversa. esbarrei com um carinha no elevador ontem aqui na firma e comentei: "putz...deu um trato na cabeleira hein?" ele confirmou com um breve levantar de sobrancelhas. e eu não perdoei: "é. esse teu corte está digno de um 'veja bem dotô!" ele não entendeu. e eu completei: "veja bem dotô, tira dos lados, mas em cima você pode deixar como está." não sei se ele gostou do comentário. mas que ele pediu o corte assim pro tiozinho, ah, pediu. "veja bem dotô!" procure usar essa expressão hoje. só pra ver no que dá.

Nenhum comentário: