terça-feira, outubro 14, 2008

o esquema dos carteiristas e os ninjas.



carteiristas para quem não sabe é o batedor de carteira no brasil. aqui em portugal, em lisboa, pelo menos, parece que existe uma chance relativamente grande de um carteirista pegar algum pertence seu quando o metro está cheio. acho que o esquema é mais punk com turistas desavisados. acho que carteirista é o mesmo esquema no mundo todo. bom, mas como aqui eu ando muito mais de transporte público do que jamais andei no brasil, fiquei curioso com o esquema. fui perguntar para pessoas que pegam o metrô ou o elétrico para saber como é que funciona. fui investigar, perguntar para o lisboeta. todos me disseram a mesma coisa. 99% das vezes é silencioso, você não vê o cara ou a mulher pegar a carteira do seu bolso.quando nota, é aquele esquema, de dar um passo para frente ou uma joelhada na sáca. celular, chave, o que seja. bom, você entendeu, é um esquema meio ninja. e isso, me deixou cafuzo. não sei muito como me defender disso. ok, o basicão eu sei. não andar com as coisas nos bolsos de trás. mas, quando você vem do brasil onde na maioria das vezes, a sua carteira pode ser levada a força e aos berros, é mais difícil absorver a idéia de que vão levar a sua carteira sem você ver. não que seja melhor. claro que não é. qualquer tipo de assalto é uma bosta. mas confesso que o esquema ninja dos carteiristas que você não consegue ver de maneira alguma, é foda se preparar. e o brasileiro como eu, que cresce meio que pronto para reagir a uma situação mais barulhenta na hora de um assalto fica bem mais cafuzo. mas belê. é torcer para que o ninja nunca apareça.

2 comentários:

Emilia disse...

Hoje é sexta; ontem entrei no blog e nada, hoje também.
Hmpf
to esperando seus posts porque hoje ainda não consegui rir de nada: seqüestro de 80 horas e greve e confronto de 'puliças', crise mundial... um projeto de doutorado pra escrever em menos de 15 dias... cadê o bigode molhado para me fazer rir?
beijos
Emilia

erick rosa disse...

ah emília. obrigado por ler aqui os posts. realmente tava meio complicado postar esses dias. uma mistura de muito trabalho, com idéias bem mais ou menos. mas hoje deu. beijo. erick